Índice
ToggleCLT Digital: como funciona? Entenda o que muda!
Veja tudo que você precisa saber sobre a CLT Digital para manter as rotinas da sua empresa em dia
A CLT Digital – Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento de registro profissional, ele garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Desde 2019, a CLT Digital passou a ser emitida de forma prioritária no formato digital, para facilitar o acesso às informações do trabalhador e simplificar os processos de contratação e demissão.
Mas, o que isso significa para a sua empresa? A CLT Digital traz alguma mudança na forma de gerenciar os seus funcionários?
Responderemos a essas e outras perguntas sobre a CLT Digital agora.
Acompanhe o artigo!
O que muda com a CLT Digital?
A CLT Digital é a versão eletrônica da Carteira de Trabalho tradicional.
No entanto, esse tipo de documento pode ser acessado pelo trabalhador por meio de um aplicativo para celular ou pelo site do governo.
Ela substitui a carteira física, que deixou de ser emitida em 2020, exceto em casos excepcionais.
O documento digital é integrado com o eSocial, o sistema que unifica as informações sociais, fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.
Por meio do eSocial, as empresas devem informar os dados dos seus empregados, como admissão, férias, afastamento, rescisão, remuneração, entre outros.
Esses dados são automaticamente atualizados na CLT Digital do trabalhador, que pode consultar o seu histórico de trabalho e os seus benefícios recebidos ao longo da carreira.
Além disso, a carteira digital também permite ao trabalhador solicitar o seguro-desemprego e acessar outros serviços do governo.
Quais são as vantagens da CLT Digital para a sua empresa?
Em primeiro lugar, a documentação digital possibilita a redução de custos.
Com ela a empresa não precisa mais imprimir ou arquivar documentos relacionados à carteira física, como fichas de registro, termos de responsabilidade, entre outros.
Isso gera uma economia de tempo, espaço e recursos.
Além disso, com a CLT no formato digital, a empresa não precisa mais esperar o trabalhador apresentar a documentação física para efetivar a contratação ou a demissão.
Basta informar os dados no eSocial e eles serão registrados na CLT Digital do trabalhador. Isso agiliza os processos e evita erros ou fraudes. E por fim, uma das principais vantagens é a facilidade no acesso às informações.
Com a CLT Digital é possível acessar as informações dos seus funcionários, de forma rápida e segura, pelo eSocial.
Dados cadastrais, contratuais, previdenciários e fiscais dos seus empregados, bem como gerar relatórios e guias de pagamento.
Quais cuidados que a empresa deve ter com a CLT Digital?
A carteira digital trouxe mudanças inegáveis, com isso é preciso se atentar a alguns aspectos.
Necessidade de adaptação ao eSocial
Para utilizar o novo formato de carteira de trabalho, a empresa precisa estar adaptada ao eSocial, o que pode exigir uma mudança na sua rotina e nos seus sistemas de gestão.
Por isso, é preciso estar atento aos prazos e às obrigações impostas pelo eSocial, bem como aos eventuais problemas técnicos que possam ocorrer.
Maior fiscalização
Com a CLT Digital, as empresas ficam mais expostas à fiscalização do governo, que pode verificar de forma mais precisa o cumprimento das normas trabalhistas e previdenciárias.
Com isso é preciso estar em dia com os deveres como empregador, como recolher os tributos, pagar os salários e as verbas rescisórias, respeitar os direitos dos trabalhadores, entre outros.
Como se adequar a CLT Digital?
Em primeiro lugar, cadastrar-se no eSocial.
A empresa precisa estar presente no eSocial com dados empresariais e dos funcionários apresentados corretamente. Outro fator importante é atualizar os dados dos seus empregados.
Essas atualizações devem ser feitas sempre que houver alguma alteração ou evento na relação de trabalho.
Guerra Advogados: o escritório que te ajuda a manter em dia suas obrigações trabalhistas
A CLT Digital já é uma realidade para as empresas e os trabalhadores brasileiros.
Além disso, ela não é apenas uma pequena mudança. O documento é benéfico para a empresa.
Porém, ela também traz desafios como a necessidade de adaptação ágil.
Para isso você pode contar com os nossos especialistas em advocacia trabalhista.
Auxiliamos as empresas nas rotinas trabalhistas do dia a dia, assim como na adequação a novas regras e leis.
Entre em contato conosco e saiba como podemos agir para otimizar as rotinas trabalhistas e de sua empresa.
Assim, você poderá aproveitar as vantagens dessa nova modalidade e evitar problemas com os seus funcionários e com as autoridades.
Conte com uma assessoria especializada e profissionais capacitados!