Reforma tributária: Saiba as mudanças em 2024 e os benefícios!

Reforma Tributária Quais Impactos Esperar Em 2024 - Escritório de Advocacia em Fortaleza - CE | Guerra Advogados

Compartilhe nas redes!

Reforma tributária: Quais impactos esperar em 2024?

Confira no nosso artigo tudo que você precisa saber sobre as mudanças e benefícios cruciais que a reforma tributária trará para sua empresa! 

A reforma tributária foi finalmente aprovada pelo Senado Nacional. Após mais de 30 anos de discussão sobre mudanças tributárias, só em 2023 a PEC foi aprovada.

Inegavelmente, por ser um assunto novo, muitos empresários acabam possuindo dúvidas e confusões.

Assim, escrevemos este artigo para que você, empresário, consiga entender e aplicar seus conhecimentos em sua empresa corretamente! Confira e saiba tudo sobre essa mudança!   

Saiba mais sobre tributação em:

O que é a reforma tributária 2024?

Em resumo, a reforma tributária 2024 é uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema tributário nacional, substituindo cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: 

  • Imposto sobre Bens e Serviços (IBS);
  • Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS);
  • Imposto Seletivo (IS). 

Assim, o IBS será um imposto estadual e municipal, que incidirá sobre todas as operações de bens e serviços, com uma alíquota única para cada estado e município. 

Similarmente, o CBS será um imposto federal, que incidirá sobre as receitas das empresas, com uma alíquota uniforme para todos os setores. 

Além disso, o IS será um imposto federal, que incidirá sobre produtos específicos, como:

  • Combustíveis;
  • Cigarros;
  • Bebidas;
  • Energia elétrica.

Dessa maneira, as alíquotas serão variáveis conforme os critérios de externalidades negativas, como poluição e saúde pública.

Por fim, a reforma tributária 2024 também prevê a isenção de produtos da cesta básica, a criação de um fundo de desenvolvimento regional e de um conselho federativo para gerir o IBS, além de regras para os créditos acumulados de ICMS.

Quais as mudanças da reforma tributária 2024?

A princípio, a reforma tributária 2024 traz uma série de mudanças em relação ao sistema atual, que é considerado complexo, burocrático, regressivo e distorcido. 

Entre as principais mudanças, em seguida, iremos destacar as mais importantes:

  • Simplificação dos tributos sobre o consumo, que passam de cinco para três, reduzindo o número de obrigações acessórias, declarações, alíquotas e regimes especiais.
  • Unificação da base de cálculo do IBS e do CBS, que será o valor agregado em cada etapa da cadeia produtiva, eliminando a cumulatividade e a guerra fiscal entre os entes federados.
  • Adoção do princípio do destino na cobrança do IBS, que significa que o imposto será recolhido no local onde o bem ou serviço é consumido, e não onde é produzido, evitando a dupla tributação e a concorrência desleal entre as regiões.
  • Transparência na formação dos preços, que passarão a ter a carga tributária discriminada nas notas fiscais, permitindo ao consumidor saber quanto está pagando de imposto em cada compra.
  • Progressividade na tributação da renda e do patrimônio, que será ampliada com a taxação dos chamados “fundos dos super-ricos”, que são os fundos de investimento exclusivos.

Além disso, surgirá os fundos off-shore, e também com o fim dos Juros sobre Capital Próprio (JCP), sendo uma forma de remunerar os acionistas das empresas com benefício fiscal.

Quais os benefícios da reforma tributária 2024?

De fato, a reforma tributária 2024 pode trazer diversos benefícios para a economia e para a sociedade, como:

  • Aumento da eficiência e da produtividade, que podem ser estimulados pela:
  • Redução dos custos de conformidade;
  • Eliminação das distorções e dos incentivos perversos;
  • Melhoria do ambiente de negócios;
  • Maior competitividade das empresas brasileiras no mercado interno e externo.
  • Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que pode ser impulsionado pela ampliação da base tributária, pela maior alocação de recursos, pela maior demanda agregada e pelo maior investimento privado.
  • Geração de emprego e renda, que podem ser favorecidos pela maior dinamização da atividade econômica, pela maior formalização do mercado de trabalho e pela maior distribuição de renda.
  • Redução das desigualdades regionais e sociais, que podem ser alcançadas pela criação do fundo de desenvolvimento regional, que terá recursos da União para financiar projetos de infraestrutura.

Prepare sua empresa para as mudanças tributárias! 

Nós, da Guerra Advogados, somos um escritório de advocacia preparado para oferecer serviços tributários e legais fundamentais para sua empresa!  

Desfrute dos nossos serviços especializados em Contencioso Tributário, para que sua empresa esteja preparada para as vantagens cruciais que estas mudanças trarão.

Entre em contato conosco e deixe que te auxiliamos a se adequar com as mudanças! 

Fique à frente da sua concorrência e se adeque às mudanças tributárias!

5/5 - (1 voto)

Falar com especialista agora!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Recomendado só para você
Banco de horas e horas extras: entenda as diferenças e…
Cresta Posts Box by CP