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Documentos fiscais: o que são, tipos e os principais

 Aprenda o que são documentos fiscais, quais são os tipos e os principais, e qual a importância de emiti-los e guardá-los, conforme a legislação vigente.

Neste artigo, vamos falar sobre documentos fiscais, que são registros que comprovam a realização de operações comerciais e que servem para registrar e controlar as atividades econômicas das empresas e dos contribuintes.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse assunto.

O que são documentos fiscais?

Documentos fiscais são registros que comprovam a realização de operações comerciais, como vendas, compras, prestação de serviços, transferência de mercadorias, etc. 

Eles servem para registrar e controlar as atividades econômicas das empresas e dos contribuintes, bem como para calcular e recolher os impostos devidos ao governo.

Os documentos fiscais podem ser emitidos em papel ou em formato eletrônico, dependendo da legislação e da opção do contribuinte. 

Os documentos fiscais eletrônicos são transmitidos pela internet e armazenados em sistemas informatizados.

Veja também:

Tipos de documentos fiscais

Existem diversos tipos de documentos fiscais, cada um com suas características, finalidades e regras específicas. Alguns dos mais comuns são:

Nota fiscal

É o documento que registra a venda de produtos, ou a prestação de serviços, contendo informações como os dados do emitente, destinatário, mercadoria ou serviço, valor, impostos, etc. 

A nota fiscal pode ser emitida em papel, ou em formato eletrônico (NF-e).

Cupom fiscal

É o documento que registra a venda de produtos ou a prestação de serviços ao consumidor final, emitido por um equipamento chamado Emissor de Cupom Fiscal (ECF). 

O cupom fiscal contém informações como, os dados do emitente, mercadoria ou serviço, valor, impostos, etc. 

Ele pode ser substituído pelo cupom fiscal eletrônico (CF-e), emitido por um sistema de automação comercial.

Nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e)

É o documento que registra a prestação de serviços sujeitos ao Imposto Sobre Serviços (ISS), emitido e armazenado eletronicamente por um sistema disponibilizado pela prefeitura. 

A NFS-e contém informações como os dados do prestador, do tomador, do serviço, do valor, do ISS, etc.

Conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)

É o documento que registra a prestação de serviços de transporte de cargas, emitido e armazenado, eletronicamente, por um sistema autorizado pela Secretaria da Fazenda. 

O CT-e contém informações como, os dados do emitente, do destinatário, da carga, do valor, dos impostos, etc.

Manifesto eletrônico de documentos fiscais (MDF-e)

É o documento que registra a movimentação de cargas, emitido e armazenado eletronicamente por um sistema autorizado pela Secretaria da Fazenda. 

O MDF-e contém informações como os dados do emitente, dos documentos fiscais relacionados, dos veículos e dos motoristas envolvidos, etc.

Os principais documentos fiscais

Os principais documentos fiscais que as empresas devem emitir e guardar são:

  • Nota fiscal: é o documento mais importante, pois comprova a realização das operações comerciais e serve de base para o cálculo e o pagamento dos impostos federais, estaduais e municipais. 

A nota fiscal deve ser emitida sempre que houver a venda de produtos ou a prestação de serviços, seja para pessoas físicas ou jurídicas, e deve ser guardada pelo prazo de 5 anos.

  • Cupom fiscal: é o documento que comprova a venda de produtos ou a prestação de serviços ao consumidor final, e serve de base para o cálculo e o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

O cupom fiscal deve ser emitido, sempre que houver a venda de produtos ou a prestação de serviços ao consumidor final, e deve ser guardado pelo prazo de 5 anos.

  • NFS-e: é o documento que comprova a prestação de serviços sujeitos ao ISS, e serve de base para o cálculo e o pagamento desse imposto municipal. 

A NFS-e deve ser emitida sempre que houver a prestação de serviços sujeitos ao ISS, e deve ser guardada pelo prazo de 5 anos.

  • CT-e: é o documento que comprova a prestação de serviços de transporte de cargas, e serve de base para o cálculo e o pagamento dos impostos federais, estaduais e municipais.

O CT-e deve ser emitido sempre que houver a prestação de serviços de transporte de cargas, e deve ser guardado pelo prazo de 5 anos.

  • MDF-e: é o documento que comprova a movimentação de cargas, e serve para facilitar o controle e a fiscalização das operações de transporte. 

O MDF-e deve ser emitido sempre que houver a movimentação de cargas, e deve ser guardado pelo prazo de 5 anos.

Conte com o Advogados Guerra!

Documentos fiscais são registros que comprovam a realização de operações comerciais, e que servem para registrar e controlar as atividades econômicas das empresas e dos contribuintes, bem como para calcular e recolher os impostos devidos ao governo.

Caso ainda tenha mais dúvidas, você pode contar com o ADVOGADOS GUERRA que conta com uma equipe de profissionais especializados para te ajudar em tudo.

Ficou curioso? Entre em contato e entenda melhor sobre os documentos fiscais.

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